Medicina Dentária Pediátrica

Durante a consulta de medicina dentária pediátrica é avaliada toda a história clínica do bebé ou criança, desde a gestação, amamentação, como correu a introdução alimentar, hábitos alimentares e de sucção, entre outras.

É uma consulta dirigida ao bem-estar, prevenção das principais patologias orais (como a cárie dentária e a gengivite), diagnóstico, tratamento e encaminhamento. Faz parte da consulta de medicina dentária a avaliação dos freios orais, nomeadamente avaliação do freio lingual e diagnóstico de anquiloglossia (língua presa).

Cada consulta é adaptada e individualizada a cada bebé e/ou criança de forma a ser uma experiência positiva! Sendo que a primeira consulta de medicina dentária do bebé deverá ser realizada perto do nascimento do primeiro dente ou até aos 12 meses de idade.

Consulta de Preparação para a Amamentação

A consulta de preparação para a amamentação tem por objetivo ajudar a futura mãe a obter mais conhecimentos sobre a amamentação e ajudar a esclarecer dúvidas, mitos ou receios que possam existir.

Nesta consulta são abordados temas como a influência do tipo de parto, a importância da primeira mamada, o colostro, a subida do leite, sinais de que o bebé está bem nutrido, entre outros.

Trata-se de uma consulta informativa que deverá ser agendada no início do 3º trimestre de gravidez e poderá ser em formato presencial (no consultório) ou num formato digital (vídeo-consulta).

Amamentação

A consulta de amamentação tem por objetivo ajudar a díade mãe/bebé a experienciar a amamentação de forma positiva e a esclarecer as dúvidas que podem surgir uma vez iniciado este processo.


Pretende-se ajudar na resolução das mais diversas situações como dor, dificuldade na pega, mamilos ou mamas inflamadas, dúvidas sobre o crescimento do bebé, sobre como fazer stock de leite materno, ajudar a voltar ao aleitamento materno exclusivo (retirar suplementação), entre outros. 

Consulta de Avaliação de Freios Orais no Bebé

A avaliação do freio lingual do bebé tem por objetivo diagnosticar a presença de anquiloglossia (língua presa). Esta condição pode dificultar a mobilidade lingual e, em alguns casos, manifesta sinais e sintomas no decorrer do aleitamento materno, tanto na mãe como no bebé. A observação – da anatomia e movimentos da língua do bebé – é indolor e sempre que possível deve ser avaliada a amamentação ou aleitamento. Se tiver dúvidas sobre a língua do seu bebé estou ao dispor para ajudar.